sábado, 2 de janeiro de 2016

Como estabelecer metas e objetivos

Objetivo é o que você deseja de forma completa, ou seja, a finalização de um projeto que pode ser de curto ou longo prazo. As metas é a divisão deste projeto em pequenas partes e as submetas são coisas a fazer que você pode realizar em curto espaço de tempo, mas a soma de todos estes fatores forma o seu objetivo completo.

Quando descobrimos nosso talento, sentimos que vamos conseguir realizar tudo o que desejamos. Sentimos um grande poder e isso acaba por fazer com que as coisas fluam quase que espontaneamente. Existem diversas pessoas que formulam objetivos bem específicos, traçam metodologias para atingi-los, mas ao final não os alcançam. Existem outras que não formulam objetivos claros, no entanto atingem espontaneamente altos níveis de sucesso que são admirados pelas pessoas metódicas, que seguem passo a passo seus métodos, seus princípios, e não atingem a posição desejada. Mesmo assim, um bom planejamento pode colaborar em muito para que os objetivos sejam atingidos.


Antes de definir seu objetivo de longo ou curto prazo, as metas e sub-metas necessárias para atingi-lo, é importante que você descubra seu talento, pois quando você descobre seu talento, sua mente começa a imaginar as coisas acontecendo. Começa a traçar preferências de como quer que aconteça, mas o acontecer já é uma certeza.

Entretanto é necessário muita disciplina para realizar as tarefas e atingir as metas. Mas o que é disciplina? Pode-se dizer que disciplina é a obediência às regras, aos superiores ou a regulamentos, levando ao bom funcionamento de uma organização e ao bem estar de um grupo de indivíduos.

Em relação à busca pelo sucesso profissional e financeiro, a disciplina é um atributo de grande importância e está mais relacionada à capacidade de manter um foco nas tarefas, visando atingir determinadas metas, sem se desviar e sem perder a motivação.

Acredito que o fracasso ou o sucesso dependem das ações realizadas no dia-a-dia. Pequenas ações realizadas diariamente podem resultar em grandes conquistas.

Em sua caminhada, procure desenvolver uma forma de pensar que lhe favoreça, visualizando como você poderá estar anos à frente se atingir seus objetivos.

Posso afirmar que a maneira como pensamos molda nosso futuro. Não há como escapar. Nosso cérebro está sempre trabalhando, até mesmo quando dormimos. Quando trabalhando ou estudando, utilizamos nosso cérebro para algo produtivo. Quando em atividades de lazer o empregamos para nos divertir. Mas existem momentos em que não estamos executando nenhuma atividade e nestas horas acabamos pensando em coisas que não trazem proveito algum, como por exemplo, ao deitar, esperando pelo sono ou em alguma fila.

Convém ressaltar que precisamos ter cuidado com a disciplina, pois este atributo é útil somente quando em conjunto com os demais princípios da excelência na realização de nossas atividades diárias. A disciplina não pode ser apenas uma maneira de transformar as pessoas em robôs que fazem tudo certinho e organizado na hora certa, mas não se direciona a lugar algum. A disciplina deve ser encarada como mais uma ferramenta e sua utilização somente trará benefícios se houver objetivos e propósitos definidos que gerem motivação. 

Se você desejar mais informações sobre como estabelecer metas e objetivos poderá encontrar estas informações em meu Livro "À procura da felicidade".


Leia Também:


Gostou? Então deixe o seu

 Comentário abaixo :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário