domingo, 10 de janeiro de 2016

A importância da definição clara de um padrão de vida e rotina para atingir seus objetivos

Considero que um dos segredos para se atingir o sucesso profissional e financeiro seja a definição clara de um padrão de vida e rotina, pois além de decidir para onde queremos ir, é importante decidir como queremos ir. Em minha opinião, na definição do padrão de vida é importante considerar que grandes sacrifícios e privações devem ser evitados, da mesma forma que é preciso evitar desleixos e extravagâncias, ou seja, optando-se por uma espécie de meio termo, que mantém a pessoa satisfeita enquanto não atinge seus objetivos.

Além de definirmos metas para atingir o sucesso profissional e financeiro, é muito importante definirmos metas pessoais, pois devemos buscar crescer em todas as áreas de nossa vida.

Em nossa vida sempre temos grandes indecisões. Um planejamento coerente torna mais fácil trilhar nosso caminho de forma correta, e com o decorrer do tempo, realizar alguns ajustes, já que a vida não é estática e apresenta desafios o tempo todo. Neste sentido, um projeto de vida é de grande importância e deve abranger todas as áreas de nossa vida.

Assim, para atingir não apenas o sucesso profissional e financeiro, mas também o sucesso na vida pessoal, se faz necessária a criação de um projeto de vida. Um projeto de vida possibilita visualizar melhor os caminhos a serem seguidos, conforme nossos valores, pois são eles que direcionam nossas vidas, e quando estão em sintonia com nossas metas e objetivos, fazem com que não sintamos uma sensação de vazio durante o caminho, que pode nos deixar confusos e sem direção.

Aí é que entra a importância da definição do padrão de vida e rotina. Padrão é aquilo que serve de base ou norma para avaliar a qualidade e quantidade, mas os padrões não devem entrar em particularidades para que não sirvam de barreira a iniciativas que favoreçam seu crescimento e sua liberdade de escolha. Também não estipule padrões para situações eventuais, para que você não tenha a pretensão de que pode controlar tudo e acabar modelando elementos sem relevância e que não são prioritários para que você atinja seus objetivos.

Ao estabelecer um padrão de vida e rotina, pense no seu bem estar e estipule o número de horas que você vai trabalhar por dia. Por que bem estar? Simples, a busca pelo sucesso profissional e financeiro é uma grande jornada e você não vai querer que o estresse seja uma pedra no seu caminho, não é.

Estabeleça um padrão de despesas que você deseja, mas ao mesmo tempo pode manter diariamente, sem gastos exagerados que impeçam a acumulação de pequenas quantias diariamente. Não seja extravagante, mas também não pense em suportar abstinências. Defina seu padrão de alimentação; cosméticos; produtos de limpeza; vestuário; acessórios; cama, mesa e banho; decoração, entre outros que considerar importante. Estabeleça uma verba mensal para despesas com lazer, a qual não deve ser extrapolada, deixando claro o tipo e frequência de lazer que você pode e deseja manter.

O erro que muitas pessoas cometem quando partem em busca de seus objetivos é que, conforme vão galgando certos degraus, conforme vão atingindo certas metas e conseguindo alguns progressos, automaticamente elevam seus padrões de vida, aumentando seus gastos. Assim, não criam reservas, deixam de ganhar mais dinheiro e não investem na continuidade da busca por seu sucesso profissional e financeiro. Deixam de buscar aquele objetivo maior que haviam estipulado inicialmente, parando no meio do caminho, ficando numa situação financeira instável, sendo que poderiam ir muito longe se investissem em seus projetos ao invés de gastar com o aumento de seus padrões de vida antes do tempo correto, por que é claro que quando for a hora certa os padrões deverão ser aumentados, senão, de que adiantaria ganhar bastante dinheiro, mas somente a partir do momento em que seja sustentável.

Ao definir seus padrões, lembre-se que mesmo que comece a ganhar mais dinheiro, estes padrões devem ser mantidos e não elevados, porque a elevação acabará por minar suas reservas. Estipule padrões que sejam aceitáveis por um longo período, até você chegar onde quer.

Para conseguir o que se quer é preciso abrir mão de certas coisas momentaneamente, para se ter muito no futuro, como o conforto por exemplo.

Há pessoas que abrem mão do conforto visando algo maior, mas cometem o erro de queixarem-se aos outros e podemos notar que não existem pessoas bem sucedidas que se fazem de vítimas. Também é preciso não ter pena de si mesmo.

Como já disse, a busca pelo sucesso profissional e financeiro é uma grande jornada. Então, prestando atenção em seu padrão de vida e rotina, você terá melhores chances de chegar lá. 

Hoje gostaria de indicar um info-produto de minha autoria. Trata-se da "Apostila Churrascos". 


Se você leu meu livro "À Procura da Felicidade", deve saber que quando tive meu insight e minha visão de futuro, vendo-me trabalhando com gastronomia até o resto de minha vida, descobrindo, portanto, meu talento, dei início a pesquisas sobre o tema e criei uma série de “Apostilas” que foram meus primeiros estudos sobre gastronomia.

Pois bem! Este E-Book é uma destas apostilas, a qual fala sobre “Churrascos”. Na minha opinião, um bom profissional precisa saber preparar tanto pratos sofisticados da cozinha internacional, como também pratos tradicionais locais ou rústicos como o churrasco dos gaúchos.

Nesta Apostila você vai encontrar:

Definição carne;
Principais tipos de carne;
Valor nutricional da carne;
Cuidados na compra;
Descrição dos cortes nobres;
As partes do boi; e

As seguintes receitas de churrascos:

Picanha recheada;
Panceta grelhada;
Picanha nobre;
Costela de ripa no bafo;
Paleta recheada;
Cordeiro no espeto;
Chuleta na grelha;
Fraudinha no alho;
Salmão grelhado com purê de peras;
Drummets e tulipas com limão e mel;
Capa de filé ao vinho e suco de laranja;
Lombo de porco;
Tender com manteiga e mel;
Costelinha suína ao conhaque;
Pernil com coca-cola;
Peito de chester grelhado;
Tainha recheada com farofa de vôngole;
Sardinha na brasa;
Coxas embebedadas;
Matambre recheado;
Bisteca de porco grelhada;
Rabada ao forno no celofane;
Espeto de carne moída com bacon;
Cupim recheado com bacon;
Costelão de leitão pururuca;
Leitão a pururuca;
Mero grelhado ao vinho branco;
Picanha de forno;
Músculo com bacon; e
Alcatra recheada.

Esta apostila vai lhe ajudar a fugir da mesmice quando o assunto for o churrasco do final de semana!

Você pode gostar também: 

Como gerenciar todas as áreas de nossa vida

Como analisar suas atitides e gostos do passado pode revelar seu talento

Como preparar mariscos

Gostou? Então deixe o seu

 Comentário abaixo :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário