quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Como preparar o Filet au Poivre

INGREDIENTES
02 escalopes de Filet Mignon
01 colher (café) azeite de oliva
1 colher (café) pimenta-do-reino em grãos moída
01 colher (sopa) de Cognac
3 colheres (sopa) creme de leite fresco
01 colher (café) sal


                                                  MODO DE PREPARO
Coloque os filés com pimenta no azeite bem quente. Grelhe, salgue e flambe. Leve ao forno. Deglaceie o creme de leite. Emprate os filés e junte o molho. Sirva.

Clique aqui e cadastre-se para receber novidades por e-mail

MONTAGEM
Empratar os filés. Juntar o molho. Servir.

Rendimento: 1 porção - Tempo: 20 minutos

HISTÓRICO DO PRATO
Este prato típico francês, criado no século XIX por Auguste Joliveau, chef do Café de Paris, tem como base Filé Mignon. Uma carne por si só deliciosa, bastando apenas o cognac e a pimenta para emprestar-lhe um aroma e sabor ainda mais deliciosos.

Esta receita faz parte de um Info-Produto de minha autoria. Trata-se da Apostila Receitas e Histórico de Pratos Clássicos Internacionais .   

Se você leu o livro “À Procura da Felicidade” do Chef Paulo Carvalho, deve saber que quando ele teve seu insight e sua visão de futuro, vendo-se trabalhando com gastronomia até o resto de sua vida, descobrindo, portanto, seu talento, deu início a pesquisas sobre o tema e criou uma série de “Apostilas” que foram seus primeiros estudos sobre gastronomia.

Pois bem! Este E-Book é uma destas apostilas, a qual fala sobre “Receitas e Histórico de Pratos Clássicos Internacionais”. Na opinião do Chef, um bom profissional da área gastronômica, precisa conhecer a história das preparações que executa, principalmente quando se trata de pratos clássicos, os quais já são bem conhecidos por muitas pessoas. 

As apostilas contêm o teor original de quando foram criadas pelo Chef, incluindo a capa, que apresenta o logotipo que teria seu primeiro restaurante, mas que não foi utilizado, pois decidiu mais tarde pelo nome “Dupaolo”, sendo que “Du” quer dizer “Do” em francês e “Paolo” é “Paulo” em italiano, conforme texto retirado de seu livro: “Neste mesmo instante, já defini o nome do restaurante – Chardonié – nome associado a uma uva bastante conhecida no mundo inteiro. Elaborei também, na mesma hora, o logotipo que teria o meu restaurante no futuro. Coloquei este logotipo na capa da apostila “Receitas e histórico de pratos clássicos internacionais”, a qual foi minha primeira pesquisa na área gastronômica”.

Nesta Apostila você vai encontrar as seguintes receitas com as respectivas histórias dos pratos:

Filé Chateaubriand;
Filé au Poivre;
Petit Gâteau;
Musse de Chocolate;
Suflê de Coco com Calda de Chocolate;
Tiramissu;
Filé à Parmegiana;
Nhoque;
Brachola;
Minestrone;
Zabaione;
Arroz Negro;
Paella Mista; e
Zarzuela.

Esta série de Info-Produtos é composta pelas seguintes apostilas:

Propriedades dos Alimentos II, 
Apostila Cardápio para Eventosdando um total de treze apostilas.

Um comentário: