quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Como preparar o Filé Chateaubriand

INGREDIENTES
01 parte de filé mignon para chateaubriand
01 colher (chá) sal
01 colher (sopa) azeite 
Fritas em palitos
Molho Béarnaise
Molho Madeira


MODO DE PREPARO
Grelhe o filé no azeite, junte o sal e leve ao forno. Prepare os molhos e sirva acompanhado de batata frita. 

MONTAGEM
Retire do forno e emprate. Acrescente o molho Béarnaise consistente no topo do filé e derrame o molho madeira. Coloque na lateral as fritas e sirva. 

Rendimento: 4 porções – Tempo de preparo: 20 minutos

HISTÓRICO DO PRATO

Este é um dos pratos mais tradicionais da cozinha francesa. Uma generosa porção de filé mignon, com cerca de 5 centímetros de altura, grelhado na manteiga, bem passado por fora e mal passado por dentro, servido com molho Béarnaise e ladeado com batatas. Criado no século 19 para homenagear o estadista francês François Chateaubriand, o prato ganhou fama ao redor do mundo. Meu toque especial é acrescentar molho madeira à receita tradicional.

Esta receita faz parte de um Info-Produto de minha autoria. Trata-se da Apostila Receitas e Histórico de Pratos Clássicos Internacionais .   

Se você leu o livro “À Procura da Felicidade” do Chef Paulo Carvalho, deve saber que quando ele teve seu insight e sua visão de futuro, vendo-se trabalhando com gastronomia até o resto de sua vida, descobrindo, portanto, seu talento, deu início a pesquisas sobre o tema e criou uma série de “Apostilas” que foram seus primeiros estudos sobre gastronomia.

Pois bem! Este E-Book é uma destas apostilas, a qual fala sobre “Receitas e Histórico de Pratos Clássicos Internacionais”. Na opinião do Chef, um bom profissional da área gastronômica, precisa conhecer a história das preparações que executa, principalmente quando se trata de pratos clássicos, os quais já são bem conhecidos por muitas pessoas. 

As apostilas contêm o teor original de quando foram criadas pelo Chef, incluindo a capa, que apresenta o logotipo que teria seu primeiro restaurante, mas que não foi utilizado, pois decidiu mais tarde pelo nome “Dupaolo”, sendo que “Du” quer dizer “Do” em francês e “Paolo” é “Paulo” em italiano, conforme texto retirado de seu livro: “Neste mesmo instante, já defini o nome do restaurante – Chardonié – nome associado a uma uva bastante conhecida no mundo inteiro. Elaborei também, na mesma hora, o logotipo que teria o meu restaurante no futuro. Coloquei este logotipo na capa da apostila “Receitas e histórico de pratos clássicos internacionais”, a qual foi minha primeira pesquisa na área gastronômica”.

Nesta Apostila você vai encontrar as seguintes receitas com as respectivas histórias dos pratos:

Filé Chateaubriand;
Filé au Poivre;
Petit Gâteau;
Musse de Chocolate;
Suflê de Coco com Calda de Chocolate;
Tiramissu;
Filé à Parmegiana;
Nhoque;
Brachola;
Minestrone;
Zabaione;
Arroz Negro;
Paella Mista; e
Zarzuela.

Esta série de Info-Produtos é composta pelas seguintes apostilas:


Você pode gostar também das seguintes receitas: 

Como preparar o Filet au poivre

Como preparar a Salada Waldorf

Pernil com coca-cola

Gostou? Então deixe o seu

 Comentário abaixo :-)

Um comentário: