sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Qual seu tipo de inteligência e como conhecê-la pode ajudar a atingir seus objetivos

Acredito que um gênio é uma pessoa inteligente e criativa, que pensa diferente, imagina, cria e descobre. Não é o mesmo que uma pessoa muito inteligente ou uma pessoa que tem muita informação. O gênio utiliza a inteligência para tirar proveito das informações de que dispõe e evoluir em sua área. Por isso temos diversos gênios em áreas diferenciadas como a literatura, matemática, música, entre outras.
Mas o que faz um gênio? Seria apenas um QI mais elevado que o normal? Alguém se lembra de algum colega no tempo de colégio que tirava sempre notas altas, mas que anos depois não atingiu níveis de sucesso profissional e financeiro que mereça ser admirado?


Pois é! O QI além do normal atualmente não é sinônimo de genialidade! Existem alguns testes que buscam medir a inteligência. Há alguns anos, o QI era medido através de testes específicos focados na inteligência matemática. Albert Einstein, o gênio que revolucionou a física tinha 150 pontos neste tipo de teste e há alguns anos atrás, qualquer um que tivesse QI igual ou acima de 150 era considerado gênio.

Entretanto, atualmente considera-se que existem diversos tipos de inteligência que precisam ser levadas em consideração, além da inteligência matemática, sendo que cada pessoa possui um pouco de cada uma, mas geralmente uma delas se sobressai.

Um dos tipos de inteligência é a inteligência lógica. Indivíduos que apresentam este tipo de inteligência, com mais preponderância, tem alta capacidade de memória e grande talento com a matemática e lógica em geral, dispondo de facilidade para solucionar problemas complexos, pois apresentam grande disciplina e organização, sendo o tipo de inteligência que aparece no teste de QI.

Outro tipo é a inteligência linguística. Quem possui este tipo de inteligência se expressa oralmente ou pela escrita com extrema facilidade e é uma pessoa muito expressiva, apresentando alto grau de atenção e sensibilidade no trato com as pessoas. Também aparece no teste de QI.

A inteligência motora é apresentada por pessoas que tem enorme talento para se expressar através de seu corpo, dispondo de uma noção ampliada de distância, espaço e profundidade, tendo um controle do corpo maior que o normalmente apresentado por outras pessoas, podendo realizar movimentos complexos. Este tipo de inteligência é presente em atletas.

Por sua vez, a inteligência espacial faz com que seus portadores tenham grande facilidade para imaginar, criar e desenhar imagens 2D e 3D, dispondo de grande capacidade de criação em geral e grande talento para a arte gráfica, sendo criativas e sensíveis, enxergando coisas que a maioria das pessoas não enxerga.

Há ainda a inteligência musical, sendo que as pessoas que apresentam este tipo de inteligência, tem grande facilidade para escutar músicas e definir as notas musicais, podendo ouvir e processar sons com uma capacidade acima de outras pessoas, podendo ainda criar músicas inéditas. É um tipo de inteligência que tem forte ligação com a criatividade.

A inteligência interpessoal está fortemente relacionada à capacidade de liderança. As pessoas que apresentam este tipo de inteligência são ativas e muito admiradas, sendo líderes práticos, diretos e com grande poder de convencimento perante outros indivíduos, podendo identificar qualidades nas pessoas e extrair o melhor delas, organizando e coordenando equipes.

Por último, a inteligência intrapessoal se trata de um tipo raro de inteligência, na qual seus portadores são líderes mais reservados, exercendo a liderança de forma indireta, por meio de carisma e influenciando pessoas com suas idéias e não com ações.

Entretanto, convém ressaltar que considero que o mais importante é você usar o que leva para a festa. Deixe-me explicar melhor. Imagine que duas pessoas são convidadas para uma festa. Uma delas é super inteligente e a outra está apenas na média. A mais inteligente leva todo um aparato de fogos de artifícios e a menos inteligente apenas um simples rojão.

No decorrer da festa, a pessoa super inteligente, por motivos que não vem ao caso, decide não utilizar seus fogos de artifício, mas a com inteligência apenas na média, utiliza seu simples rojão. Qual delas aparecerá mais na festa? Ou seja, utilize o que você tiver em mãos.

Gostaria de apresentar um Info-Produto de minha autoria. Trata-se da "Apostila Cardápio para Eventos".  

Se você leu o livro “À Procura da Felicidade” do Chef Paulo Carvalho, deve saber que quando ele teve seu insight e sua visão de futuro, vendo-se trabalhando com gastronomia até o resto de sua vida, descobrindo, portanto, seu talento, deu início a pesquisas sobre o tema e criou uma série de “Apostilas” que foram seus primeiros estudos sobre gastronomia.

Pois bem! Este E-Book é uma destas apostilas, a qual é um “Cardápio para eventos”, mas também apresenta a receita de cada uma das preparações. Esta apostila foi criada anos antes da abertura de seu primeiro restaurante, como uma visão de futuro para contratações de seu buffet. 

As apostilas contêm o teor original de quando foram criadas pelo Chef, incluindo a capa, que apresenta o logotipo que teria seu primeiro restaurante, mas que não foi utilizado, pois decidiu mais tarde pelo nome “Dupaolo”, sendo que “Du” quer dizer “Do” em francês e “Paolo” é “Paulo” em italiano, conforme texto retirado de seu livro: “Neste mesmo instante, já defini o nome do restaurante – Chardonié – nome associado a uma uva bastante conhecida no mundo inteiro. Elaborei também, na mesma hora, o logotipo que teria o meu restaurante no futuro. Coloquei este logotipo na capa da apostila “Receitas e histórico de pratos clássicos internacionais”, a qual foi minha primeira pesquisa na área gastronômica”.

Nesta Apostila de 76 páginas você vai encontrar diversas receitas de saladas, molhos, pratos quentes, guarnições e sobremesas, as quais se fossem aqui discriminadas, como foi feito nas demais apostilas, não haveria espaço suficiente, pois o conteúdo é bastante amplo.

Apesar do conteúdo ser amplo, a apostila está dividida em Cardápio I, Cardápio II, Cardápio III, Cardápio IV, Cardápio V, sendo que cada cardápio traz 07 tipos de saladas; 03 tipos de molhos; 6 tipos de pratos quentes; 05 tipos de guarnições e 04 tipos de sobremesas, presentes em um sumário bem organizado, com a página de cada uma das receitas apresentadas, sendo ideal, tanto para donas de casa que desejam ter um cardápio variado, quanto para donos e chefs de cozinha que procuram variar cada vez mais o cardápio de seus restaurantes.

Além disso, cada receita traz o histórico do prato, para que você não apenas aprenda a cozinhar ou tenha a seu dispor grande número de receitas para elaborar seu cardápio, mas também amplie sua cultura gastronômica.

Com certeza trata-se de um material que vai lhe ajudar muito a aprender mais sobre gastronomia. Seja para você que deseja aprender mais para cozinhar para sua família e amigos, ou para você que deseja se profissionalizar, este E-Book será um ótimo aliado para seu aperfeiçoamento!

Esta série de Info-Produtos é composta pelas seguintes apostilas:

Propriedades dos Alimentos II, dando um total de treze apostilas.


Leia Também 


Gostou? Então deixe o seu

 Comentário abaixo :-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário