segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Mas o que é talento afinal?

Qual a diferença entre dom, vocação e talento? Em minha opinião, dom é um presente de Deus. A palavra “dom” vem do latim donu, significando presente ou dádiva. As pessoas já nascem com o dom, ou seja, apresentam alguma característica especial que faz com que realizem algo com extrema facilidade. O dom está mais ligado às artes.

A palavra vocação também é oriunda do latim e significa o ato de chamar. Portanto, quem segue sua vocação está atendendo a um chamado, que pode ser atendido com prazer e felicidade na realização de determinadas tarefas e está mais ligado à religião.


O talento, na essência, se parece com o dom. Entretanto há pessoas que tem dom, mas não tem talento, pois o talento exige estudos, treino, disciplina, determinação e persistência para aprimorá-lo, envolvendo esforço mental e físico, ou seja, mais transpiração do que inspiração. Tudo isso é superado porque talento também envolve gostar do que se faz. 

Acredito que o talento também já nasce com a pessoa. Para uma pessoa que tem talento para determinada atividade, as coisas irão fluir muito mais facilmente do que para uma pessoa que não dispõe de talento. Portanto, o talento está mais ligado às profissões. 

Para finalizar este artigo, transcrevo aqui uma citação bíblica bastante conhecida, a qual fala sobre um senhor que se ausentou para um lugar distante e entregou talentos a três servos. Ao primeiro lhe deu cinco talentos, ao segundo, dois, e ao terceiro, um talento, de acordo com o potencial de cada um. Aquele que recebeu cinco talentos obteve mais cinco, negociando com outras pessoas. 

O que recebeu dois, da mesma forma, obteve mais dois talentos. Já o terceiro, que recebeu apenas um talento, o enterrou e aguardou o retorno de seu senhor. 

Quando o senhor retornou, se alegrou e parabenizou os que usaram o que receberam e o multiplicaram, dando-lhes mais talentos, mas ao servo que escondeu seu talento, lhe retirou o talento que lhe havia dado e o despediu, por ser um servo improdutivo.

Portanto, busquemos desenvolver nossos talentos. 

Então, você tem talento ou dom? Ou ainda não descobriu seu dom ou talento? Em meu livro tenho mais informações sobre como descobrir seu talento. Você pode adquirir clicando neste link: Livro "À procura da felicidade"

Você pode gostar também: 

Como gerenciar todas as áreas de nossa vida

Como analisar suas atitides e gostos do passado pode revelar seu talento

Como preparar mariscos

Gostou? Então deixe o seu


 Comentário abaixo :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário