segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Como gerenciar todas as áreas de nossa vida

A nossa mente precisa de diversão. Trata-se de algo necessário, como alimentação, vestuário e moradia. Os  gastos realizados com diversão são necessários, pois você não ficaria sem comer e sem se vestir. Então, da mesma forma, não consegue ficar sem se divertir. Você pode até conseguir, privando-se, mas vai sentir uma sensação de descontentamento, vai sentir que falta alguma coisa. Mas por outro lado, você deve se divertir com equilíbrio. Você precisa comer, certo. Mas você não vai comer compulsivamente. Vai comer com equilíbrio. Com diversão é a mesma coisa. É preciso ter equilíbrio. Vivendo com equilíbrio podemos viver plenamente, pois não devemos focar apenas uma área de nossas vidas, mas dar atenção a todas.


Para atingir a plenitude na vida, se faz necessário que a pessoa gerencie todas as áreas de sua vida de forma eficaz, não apenas ao que diz respeito ao sucesso profissional e financeiro, mas também áreas como a física, espiritual, familiar, social, intelectual e ecológica.

A área Física diz respeito ao nosso corpo. É através dele que realizamos todas as outras atividades. Portando, devemos cuidar de nosso corpo para mantê-lo saudável, através da prática de exercícios físicos e de uma alimentação saudável.

Em relação à área Espiritual, se relaciona ao auto-desenvolvimento do ser, no que diz respeito a atividades para a manutenção da paz espiritual e do amor próprio.

A área Familiar está ligada às atividades que envolvem os relacionamentos familiares. Devemos refletir sobre como estamos tratando nossos familiares e o que estamos fazendo para ter um relacionamento harmonioso com ambos.

No que diz respeito a área Social, se refere a sociedade como um todo, sendo tudo o que fazemos para viver em uma sociedade mais justa. Devemos doar uma parte de nosso tempo e recursos para ajudar o próximo. Se cada um fizesse a sua parte, com certeza viveríamos em mundo melhor.

Na área Intelectual está incluído tudo o que fazemos para aprender, ou seja, leituras, cursos em qualquer área da vida, bem como inclui algumas atividades de lazer como teatro, cinema, concertos e todo o tipo de estudo.

Por fim, a área Ecológica está relacionada com nosso planeta, envolvendo atividades que fazemos para viver em harmonia com a natureza, como a separação para a coleta seletiva do lixo, a consciência no consumo de água e o cuidado com o meio ambiente.

Todas estas áreas de nossas vidas devem ser gerenciadas. Quando damos importância exagerada a uma área de nossas vidas e deixamos outras de lado, logo temos a impressão de que algo está errado. A nossa consciência nos acusa. Precisamos agir de acordo com nossa consciência para que ao final de cada dia possamos dizer que valeu a pena. 

Às vezes cometemos erros, mas errar, tentando fazer a coisa certa faz parte de nossas vidas, que é um contínuo aprendizado. Mas às vezes erramos sabendo que estamos errando mesmo, como foi meu caso por um bom tempo. Após os erros que cometemos em nossas vidas, sempre acabamos por nos arrepender. Não devemos sentir vergonha de nos arrepender de alguma coisa.

Há pessoas que por orgulho dizem não se arrepender de nada, mas se arrepender é algo natural, pois com este tipo de sofrimento podemos crescer e pensar melhor da próxima vez, antes de cometer o mesmo erro. Mas é uma perda de tempo prolongar este sofrimento por muito tempo. Acho que o correto é sofrer um pouco, o que ocorre espontaneamente é claro, e depois pensar “basta”, a vida segue. 

Hoje gostaria de indicar um produto de minha autoria. Trata-se da "Apostila Vinhos". 

Se você leu o livro “À Procura da Felicidade” de Paulo Carvalho, deve saber que quando o Chef teve seu insight e sua visão de futuro, vendo-se trabalhando com gastronomia até o resto de sua vida, descobrindo, portanto, seu talento, deu início a pesquisas sobre o tema e criou uma série de “Apostilas” que foram seus primeiros estudos sobre gastronomia.   

Pois bem! Este E-Book é uma destas apostilas, a qual fala sobre “Vinhos”. Claro que o estudo dos vinhos não é uma tarefa de um chef de cozinha, mas sim de um somelier, mas o Chef decidiu que deveria aprender sobre o assunto para melhor harmonizar seus pratos com os vinhos durante as refeições.   

Nesta Apostila você vai encontrar:   

História do vinho; 
Como servir o vinho; 
O champanhe; 
Como escolher o vinho; 
Efeitos do vinho; 
Garrafas e rolhas; 
A fabricação do vinho; 
Tipos de uvas utilizadas na fabricação dos vinhos; 
Práticas para degustação de vinhos; 
Vocabulário das sensações gustativas.   

Com certeza trata-se de um material que vai lhe ajudar muito a aprender mais sobre vinhos, possibilitando que possa degustar os vinhos de acordo com regras específicas, bem como aprenderá a harmonizar pratos com diferentes tipos de vinhos.   

As apostilas contêm o teor original de quando foram criadas pelo Chef, incluindo a capa, que apresenta o logotipo que teria seu primeiro restaurante, mas que não foi utilizado, pois decidiu mais tarde pelo nome “Dupaolo”, como você pode ver, conforme texto retirado de seu livro, o qual afirma que: “Neste mesmo instante, já defini o nome do restaurante – Chardonié – nome associado a uma uva bastante conhecida no mundo inteiro. Elaborei também, na mesma hora, o logotipo que teria o meu restaurante no futuro. Coloquei este logotipo na capa da apostila “Receitas e histórico de pratos clássicos internacionais”, a qual foi minha primeira pesquisa na área gastronômica”.   

Seja para você que deseja aprender a degustar vinhos em casa com seus amigos, ou para você que deseja se profissionalizar nesta área, este E-Book será um ótimo aliado para seu aperfeiçoamento!  

Esta série de E-Books é composta pelas demais apostilas:

Coquetéis; 
Churrascos; 
Receitas e Histórico de Pratos Clássicos Internacionais; 
Queijos; 
Bacalhau; 
Ervas Aromáticas e Especiarias; 
Molhos; 
Técnicas Gastronômicas; 
Química de Alimentos; 
Cardápio para Eventos; 
Propriedades dos Alimentos I; e 
Propriedades dos Alimentos II, dando um total de treze apostilas.   

Bons Estudos!

Leia Também:

Quanto tempo você destina para a família e lazer

Como se tornar um gênio em finanças

Como rechear lulas


Gostou? Então deixe o seu



 Comentário abaixo :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário