quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Como o bacalhau se tornou conhecido no mundo

Em relação ao Cod - o Príncipe dos Mares do Norte, seu nome científico é Gadus Morhua, mas é conhecido internacionalmente como Cod. 

Este peixe tão apreciado por suas qualidades nutritivas é chamado, especialmente nos países de língua portuguesa, de Bacalhau. 

Pertence à família dos gadídeos e é o mais conhecido dos peixes de águas frias do mar Atlântico Norte, no Círculo Polar Ártico. 

O bacalhau se tornou muito disputado no mundo porque dele se aproveita tudo: sua carne é consumida em todo o mundo, seja fresco, defumado ou salgado e seco. Do fígado se extrai óleo e da bexiga se faz cola.


É uma das maravilhas da culinária de todos os tempos. Cresce rápido e a fertilidade das fêmeas é excepcional: põem de 2 a 8 milhões de ovos por ano - os que sobrevivem alcançam 40 cm em dois anos, 1m aos vinte. Nesta idade, o peso é de aproximadamente 50 kg. O período de reprodução é entre janeiro e abril, e o principal local de desova é no Arquipélago de Lofoten. Por ser estenoterno - habituado a uma determinada temperatura - o bacalhau viaja constantemente, a fim de permanecer em águas propícias. Por isso, ele é encontrado nos mares da Noruega, Rússia, Islândia, Canadá e Alaska.

Com 6-7 anos de idade os cardumes migram para o Lofoten, região ao Noroeste do Mar da Noruega, onde se realizam as maiores pescarias de bacalhau do mundo, especialmente no Mar de Barents. 87% do bacalhau que é consumido no Brasil tem sua origem na Noruega, país que é pioneiro no planejamento da pesca a longo prazo. A cidade de Aalesund é considerada a capital mundial do bacalhau, pela concentração de um grande número de indústrias de transformação e por ter um dos principais portos de exportação. 

Este conteúdo faz parte de um Info-Produto de minha autoria. Trata-se da Apostila Bacalhau.  

Se você leu o livro “À Procura da Felicidade” do Chef Paulo Carvalho, deve saber que quando ele teve seu insight e sua visão de futuro, vendo-se trabalhando com gastronomia até o resto de sua vida, descobrindo, portanto, seu talento, deu início a pesquisas sobre o tema e criou uma série de “Apostilas” que foram seus primeiros estudos sobre gastronomia.

Pois bem! Este E-Book é uma destas apostilas, a qual fala sobre “Bacalhau”. Na opinião do Chef, um bom profissional da área gastronômica, precisa conhecer a história, bem como os peixes com o qual é feito o bacalhau, para que possa preparar melhor ainda as receitas com este tipo de pescado.

As apostilas contêm o teor original de quando foram criadas pelo Chef, incluindo a capa, que apresenta o logotipo que teria seu primeiro restaurante, mas que não foi utilizado, pois decidiu mais tarde pelo nome “Dupaolo”, sendo que “Du” quer dizer “Do” em francês e “Paolo” é “Paulo” em italiano, conforme texto retirado de seu livro: “Neste mesmo instante, já defini o nome do restaurante – Chardonié – nome associado a uma uva bastante conhecida no mundo inteiro. Elaborei também, na mesma hora, o logotipo que teria o meu restaurante no futuro. Coloquei este logotipo na capa da apostila “Receitas e histórico de pratos clássicos internacionais”, a qual foi minha primeira pesquisa na área gastronômica”.

Nesta Apostila você vai encontrar:

A origem do bacalhau;
A história do bacalhau;
Os tipos de peixes com os quais é feito o bacalhau;
Tabela de nutrientes do bacalhau;
A classificação do bacalhau;
Como identificar o bacalhau;
Armazenamento;
Como dessalgar o bacalhau;
Dicas de preparo;
A melhor forma de congelar o bacalhau;
Receitas de bacalhau.

Com certeza trata-se de um material que vai lhe ajudar muito a aprender mais sobre bacalhau. Seja para você que deseja aprender mais para cozinhar para sua família e amigos, ou para você que deseja se profissionalizar em Gastronomia, este E-Book será um ótimo aliado para seu aperfeiçoamento!

Esta série de Info-Produtos é composta pelas seguintes apostilas:

Vinhos; 
Propriedades dos Alimentos II, dando um total de treze apostilas.

Leia Também

Conheça melhor a carne bovina

Receita de Carbonada

Como controlar o seu dinheiro

Gostou? Então deixe o seu


 Comentário abaixo :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário